top of page

Reabilitação neurológica pediátrica


O QUE É A REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA?

A reabilitação neurológica pediátrica engloba diversas terapias que afetam positivamente o cérebro. Contribui para o bem-estar físico, emocional e social da criança e promove a sua autonomia. O objetivo é recuperar a funcionalidade e dar resposta a patologias como a distrofia muscular; o acidente vascular cerebral infantil; a encefalite; a meningite; a epilepsia; a hemorragia; o hematoma subdural; a lesão do plexo braquial; o traumatismo crânio-encefálico; a hidrocefalia, entre outras.

A REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA RECORRE A TERAPIAS COMO:

O Therasuit; o Bobath; a Facilitação Neuromuscular Propriocetiva; o Brain Gym; o Padovan; a Terapia dos Movimentos Rítmicos; o Método Perfetti e o método Cuevas Medek Exercises. O Therasuit é uma terapia intensiva, individual, que potencializa o ganho de força, funcionalidade, endurecimento, coordenação e equilíbrio. O Therasuit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas específicas, ajustadas de acordo com a necessidade. Com o auxílio deste fato o tronco ganha maior estabilidade e coordenação das extremidades.

O método Bobath tem como objetivo facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. A criança aprende a sensação do movimento e não o movimento em si. Este conceito pode ser aplicado precocemente.

Facilitação Neuromuscular Propriocetiva (PNF) é uma técnica que enfatiza a reeducação seletiva dos elementos motores individuais por meio do desenvolvimento neuromuscular. Os objetivos são aumentar ou recuperar a potência muscular, aumentar a velocidade de execução do movimento, melhorar a precisão do movimento e recuperar e/ou melhorar a função estabilizadora.

Brain Gym ou ginástica do cérebro é uma série de atividades divertidas, rápidas e energizantes. Estas atividades são efetivas para preparar qualquer pessoa para o aprendizado envolvendo o pensamento e a coordenação.

O Método Padovan engloba o processo de aquisição do andar, falar e pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do sistema nervoso central, com o objetivo de tornar a criança apta a adquirir todas as suas capacidades, tais como a locomoção, a linguagem e o pensamento. O método não requer a colaboração da criança, pois não é preciso que o seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito.

Terapia dos Movimentos Rítmicos (TMR) é um sistema de movimentos suaves e atividades de integração dos reflexos primitivos, com o propósito de desenvolver o equilíbrio emocional, a capacidade de aprendizagem, a facilidade de circulação de informação e de integração sensorial.

Método Perfetti Fisioterapia Neurológica é mais direcionado para a área da neurologia. O objetivo é a recuperação do movimento. As grandes funções a potenciar são a manipulação, preensão e marcha. Na prática são desenvolvidos exercícios personalizados explorando os vários tipos de sensibilidade, sobretudo ao nível profundo e combinado, ao mesmo tempo que a criança presta atenção à informação que o corpo vai sentindo.

O método Cuevas Medek Exercises (CME) contempla um conjunto de exercícios dinâmicos contra a gravidade. A gravidade é considerada o estímulo principal que impulsiona o sistema neuromuscular a reagir. O método pretende reforçar o potencial de recuperação natural.

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page