top of page

Será atraso do neurodesenvolvimento?


Sinais de alerta do atraso do neurodesenvolvimento

Cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento. Quando a criança não atinge certos marcos de desenvolvimento, surgem questões, será que o menino(a) já devia gatinhar? falar? ser mais independente?

Alguns dos sinais de alerta englobam a área do desenvolvimento, por exemplo as habilidades motoras, como segurar a cabeça, gatinhar, rolar, andar, sentar. Dentro da motricidade fina, por exemplo, a capacidade de segurar coisas, manipular objetos, etc. O atraso na aquisição da linguagem, na expressão e compreensão.

As competências sociais ou soft skills, por exemplo: conseguir relacionar-se com outras pessoas ou conseguir estabelecer contacto visual. O sorrir em resposta a outrem.

Na área comportamental a criança ser autónoma, de acordo com a faixa etária, por exemplo, ser capaz de comer sozinha, vestir-se, entre outros aspetos fundamentais.

Estes sinais de alerta podem ser identificados através da observação dos pais, cuidadores, Professores e das pessoas que mais se relacionam com a criança.

Existem respostas muito adequadas, de forma a solucionar estas situações, intervenções médicas e terapias específicas que minimizam eventuais consequências futuras. Consegue-se também o desenvolvimento adequado.

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page