top of page

Autismo, apenas uma palavra, não uma sentença


"Autismo apenas uma palavra, não uma sentença." Zazzle NÃO EXISTEM DUAS CRIANÇAS DENTRO DO ESPECTRO DO AUTISMO IGUAIS Tal como não existem duas impressões digitais iguais. Dois filhos(as) iguais. Duas pessoas, exatamente, iguais. Não existem duas crianças dentro do Espectro do Autismo iguais.

Todas pessoas são diferentes, independentemente da situação em que se encontrem. O que realmente as torna únicas e enriquece o mundo. Aprendizagem, superação, auto-conhecimento, empatia. Todas as pessoas precisam de apoio/ajuda, desde o nascimento. Ninguém nasce já a saber vestir-se, a saber tomar banho sozinho, etc. Há um longo caminho a percorrer. Desde o dia da existência, o feto é avaliado. Na realidade, felizmente ou infelizmente, o ser humano é avaliado desde o dia número um até ao dia que sai deste mundo. Estas métricas ajudam a compreender o organismo, na área da saúde, a vencer barreiras, ultrapassa-las e até ensinar a pessoa a viver melhor. No entanto, as métricas sociais, por vezes, deixam muito a desejar. Métricas não científicas. Pelo que não devem ser consideradas relevantes. Não se deixe afetar por falta de conhecimento. “Pessoas com autismo não mentem, não julgam, não fazem jogos mentais." Cafe Press. Quanto temos a aprender com elas!

OS DIFERENTES GRAUS DO ESPECTRO DO AUTISMO

O Espectro do Autismo tem diferentes graus, segundo a medicina. Geralmente, os pais, cuidadores e Professores não sabem identificar quando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é severo, moderado ou leve. É por causa disto que deve procurar ajuda, quanto mais cedo a intervenção mais eficaz será a mesma. “Quanto mais longe uma criança caminha sem ajuda, mais difícil se torna alcançá-la.” Talk About Autism. Não deixe de procurar respostas e lembre-se: "O conhecimento é poder. Utilize parte do seu tempo para educar alguém sobre o Espectro do Autismo. Não necessitamos de defensores. Necessitamos de educadores.” Asperger Women Association

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
e-mail
bottom of page