top of page

Dia Nacional de Paralisia Cerebral - 20 de Outubro




Paralisia Cerebral – O que é?


Paralisia Cerebral (PC) é uma perturbação neurológica de caráter permanente e não progressiva do movimento e da postura, devido a uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, ocorrida num período precoce (pré-natal, perinatal ou nos primeiros anos de vida) do desenvolvimento do cérebro.

Algumas crianças têm perturbações ligeiras, quase impercetíveis, sendo só desajeitadas a andar e/ou a falar. Outras são gravemente afetadas, podendo apresentar incapacidades profundas, como por exemplo ausência de marcha ou de verbalização, sendo dependentes parcialmente ou por completo de um cuidador para a realização das atividades de vida diária. Entre estes dois extremos a panóplia de situações diversas são inúmeras.

Além das alterações motoras que são as mais visíveis e que tornam a mobilidade mais difícil, podem existir, frequentemente, défices sensoriais, deficiências visuais e auditivas, dificuldades precetivas, alterações na fala problemas de cognição, dificuldades de atenção e concentração e epilepsia.

De acordo com a localização das lesões e áreas do cérebro afetadas, as manifestações podem ser diferentes.


Os tipos mais comuns são:


Espástico – Caracterizado por paralisia e aumento de tonicidade dos músculos resultante de lesões no córtex ou nas vias daí provenientes. Pode haver um lado do corpo afetado (hemiparésia), os quatro membros afetados (tetraparésia) ou os membros inferiores (diplegia).


Ataxia– Caracterizada por diminuição da tonicidade muscular, incoordenação dos movimentos e equilíbrio deficiente, devidos a lesão ou anomalia no cerebelo ou das vias cerebelosas.


Disquinésia – (Atetose/Coreoatetose ou Distonia) – Caracterizada por movimentos involuntários e variações na tonacidade muscular resultantes de lesões dos núcleos situados no interior dos hemisférios cerebrais (Sistema Extra-Piramidal).

Uma criança com paralisia cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal, mas também pode ter atraso intelectual, não só devido às lesões cerebrais, mas também pela falta de experiência resultante das suas deficiências. Os esgares da face e deficiência na fala, devidos ao descontrolo dos movimentos, podem fazer aparentar um atraso mental que na realidade não existe.

As causas da Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral pode ser causada por hemorragias, deficiência na circulação ou falta de oxigénio no cérebro, traumatismo, infeções, nascimento prematuro e icterícia grave neonatal. Não tendo base hereditária.


A Paralisia Cerebral tem cura?


Paralisia Cerebral não significa que o cérebro esteja paralisado, mas sim que algumas das células do cérebro tenham sofrido uma lesão.

Não há possibilidade de regeneração destas células, pelo que não pode haver cura da lesão.

No entanto o cérebro humano é constituído por milhões de células, sendo que podem e devem ser estimuladas de forma a funcionar o mais adequadamente possível de modo a compensar a deficiência e desenvolver ao máximo as potencialidades da criança.

Por tudo isto, o prognóstico na paralisia cerebral não é fácil de estabelecer, pois a evolução da criança está dependente de um número considerável de variáveis, nomeadamente:

  • Localização e extensão da lesão;

  • Carga de estimulação;

  • Forma de estimulação;

  • E do próprio potencial da criança.


Este processo de capacitação é lento e demorado, e nem sempre se consegue alcançar os resultados desejados, mas com a colaboração de diversos elementos da saúde e acima de tudo dos pais os resultados vão surgindo de uma forma progressiva.


Posts Recentes
Arquivo
e-mail
bottom of page