top of page

Dia Mundial da Osteoporose - 20 de Outubro

Em todo o mundo, mais de 200 milhões de pessoas são afetadas por Osteoporose, sendo que a cada três segundos dá-se uma fratura causada pela mesma.

Em Portugal cerca de 10,2% da população tem Osteoporose (mais de 1 milhão) e estima-se que todos os anos seja responsável por cerca de 40 mil fraturas ósseas. Sendo a incidência maior na população com mais de 50 anos de idade. Nesta faixa etária, uma em cada três mulheres (1/3) sofre uma fratura causada pela doença. Nos homens as métricas descem para um em cada cinco homens (1/5).

As fraturas ocorrem principalmente no quadril (anca), coluna ou pulsos. Sendo que a taxa de mortalidade nas mulheres aumenta entre 10 a 20% quando ocorre uma fratura na anca.

Estudos apontam, ainda, para o facto de que após uma primeira fratura o risco de uma nova fratura aumenta em 86%.

A maior parte das vezes a doença limita a mobilidade da pessoa, levando a que esta se isole mais, surgindo outros problemas associados, nomeadamente depressão, insónias ou ansiedade.

Segundo a International Osteoporosis Foundation, estima-se que em 2050 a incidência Mundial de fratura da anca deverá aumentar 240% nas mulheres e 310% nos homens. Sendo que os números chegarão aos 6,26 Milhões destas fraturas.

Mas afinal o que é a Osteoporose?


A osteoporose é uma doença que afeta o esqueleto humano, tornando os ossos mais finos e fáceis de fraturar, derivado à redução da massa óssea que leva a que fiquem mais porosos e quebradiços.


Fig. 1 – Evolução da osteoporose na massa óssea.


E porque é que ela aparece?


As causas mais comuns de uma diminuição da densidade óssea são:

  • Baixa ingestão de bebidas lácteas e derivados;

  • Alimentação pobre em proteínas ricas em cálcio e vitamina D, principalmente na infância e adolescência;

  • Doenças que levam a uma má absorção das proteínas;

  • Doenças osteo-metabólicas que implicam uma dificuldade em controlar as concentrações de vitamina D e cálcio nos ossos (doenças da tiróide - Hipertireoidismo, doenças reumatológicas auto-imunes – atrite reumatóide ou lúpus)

  • Nas mulheres a menopausa é um dos fatores mais impulsionadores da doença.

Fatores de risco:


A menopausa precoce (antes dos 40 anos de idade), a idade avançada (após menopausa), fatores genéticos e historial de fraturas de baixo impacto, são apontados como alguns dos fatores de risco. No entanto existem outros, ainda, que sendo considerados de risco poderão ser corrigidos ou minimizados, como por exemplo: O tabagismo, o peso corporal (muito baixo ou obesidade), o sedentarismo e o uso prolongado de medicamentos à base de corticosteróides.


O que fazer para prevenir?


De forma a prevenir o aparecimento da osteoporose, deveremos mudar alguns hábitos de vida menos saudáveis para hábitos mais saudáveis, nomeadamente:

· Realizar ou aumentar a atividade física, e dar preferência a atividades praticadas ao ar livre, de forma a aumentar a produção de vitamina D, vitamina esta fundamental para a fixação do cálcio;

· Uma alimentação rica em cálcio torna-se fundamental para a prevenção e minimização da doença. A ingestão de produtos lácteos, alguns frutos secos como a amêndoa ou as nozes, os brócolos, a ameixa ou o tofu na nossa alimentação é fundamental;

· Tabagismo zero;

Menos stress no dia a dia, através de aprendizagens saudáveis de gestão emocional e meditação. Devemos acima de tudo aprender a respirar.

Posts Recentes
Arquivo
e-mail
bottom of page