top of page

Dieta, sim, pela sua saúde


"Coma pouco ao almoço e menos ainda ao jantar, que a saúde de todo o corpo constrói-se na oficina do estômago." Miguel Cervantes PELA SUA SAÚDE FAÇA DIETA Durante o inverno a maioria das pessoas tende a comer mais. O tempo frio, a chuva, o vento levam a um "desejo" alimentar satisfatório, quente e que preencha. Não obstante, a maioria das profissões, quer seja por desgaste psicológico ou por cansaço físico, obrigam a uma compensação alimentar maior e aconchegante. Ainda noutros casos, existem pessoas que se encontram em situações menos fáceis da vida e a comida surge, mais do que se imagina, como um escape à situação.

Mas que conforto é este que os alimentos conseguem dar à maioria das pessoas? O que as impele a comer, mais do que o necessário?

Depois chega o tempo quente, logo menos indumentária. Por vezes, algumas pessoas sentem até uma diminuição do apetite alimentar. O sol, a praia, os passeios, entre outros fatores. Parece que nestes meses, mais quentes, a dieta surge como um objetivo premente.

Faça Dieta por si e pela sua saúde. Uma Dieta adequada evita a Hipertensão, previne o AVC, diminui o Colesterol mau e aumenta o Colesterol bom, entre tantos fatores positivos.

DIETA RECOMENDADA, PARA EMAGRECER OU MANTER-SE SAUDÁVEL Coma sempre de 3 em 3 horas, nem que seja uma peça de fruta ou um iogurte de cereais/natural. Quando as refeições são muito espaçadas, a fome aumenta, irá comer mais, mais depressa, o que não ajuda a manter um peso ideal. Faça 6 refeições por dia! O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Coma uma peça de fruta a meio da manhã. Almoce, lanche, jante e não se esqueça da ceia! Um iogurte, por exemplo. O importante é não sentir aquela fome extrema.

Tente comer devagar. Parece fácil? Acredite, a maioria das pessoas não consegue comer devagar. Comer devagar pode ser o segredo.

Beba água! Faça o cálculo para saber a quantidade de água indicada para si: (kg X 35 = ml água). Não gosta de beber água? Faça chá. Não gosta de chá, faça limonada! A água é indispensável para a saúde.

A salada, um prato fácil de cozinhar! Habitue-se às saladas, não vai "gastar" tanto tempo na cozinha e a saúde de todos vai beneficiar.

Prefira o peixe à carne, mas se gosta imenso de carne coma apenas a quantidade que cabe na palma da sua mão.

Coma fruta! No mínimo 2 peças por dia.

Evite o sal! Existem alternativas: ervas aromáticas, tempero de limão, entre tantas! O segredo está no bom tempero saudável, acredite.

A cozinha pode ser um espaço de relaxe, seja criativo(a).

Reduza ao máximo os refrigerantes. Os refrigerantes engordam e não fazem bem à saúde. Vá deixando de beber.

NÃO ESQUEÇA OS DOCES PORQUE TAMBÉM MERECE!

Não deixe de comer, radicalmente, chocolates e bolos! Reserve um dia, por semana, para compensar o seu lado mais doce. Mas não abuse! E lembre-se perseverança. Ao princípio custa, depois torna-se um hábito, um bom hábito. Quando a dieta for a sua rotina já não custará mais.

Vai notar diferença, mas se a quiser ver mais depressa alie algum exercício físico à sua nova forma de estar na vida. Caminhe, faça bicicleta, suba e desça escadas. Se precisa de incentivo e estar inserido num grupo faça Pilates, o Clínico. Aquele que não irá prejudicar a sua saúde.

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
e-mail
bottom of page