top of page

Bullying no trabalho, sim existe, é real


Terapia da Fala.

"A única arma capaz de combater a violência é a inteligência." Nagib Anderáos Neto

O QUE É O BULLYING? O despertador tocou, mas não era preciso, a noite foi "passada em claro". Os pensamentos foram muitos, sobre a última semana. Para além de ser um trabalho extenuante, onde a precisão é a palavra de ordem, o ambiente entre colegas não é o melhor e há uma pessoa na chefia que...

O assédio moral está presente dia sim, dia não. Imensas tarefas para cumprir em parcas 8 horas. Tarefas essas entregues a si, muitas vezes, a 30 minutos do final do dia de trabalho. Impossíveis de realizar nas horas contratadas. Logo horas extras, não pagas. E o banco de horas é muito interessante, quando colocado em prática.

Os rumores, quase diários, de despedimentos, diz que disse e supostos casos são murmúrios provenientes de indignação, má educação, de quem quer o seu lugar, etc.

Entre ser demasiadamente notado(a) ou ignorado(a) tem que haver um equilíbrio, que não há. Ora se uns são postos à margem, outros há que preferiam não terem chamado tanto à atenção.

Os telefonemas a horas e fora de horas, por parte de certas entidades superiores, com o intuito total, mas não de trabalho.

E, entre este burburinho ainda há que conjugar a profissão com a família. A individualidade, muitas vezes, pouco compreendida por parte da entidade empregadora, que se esquece que há mais vida para além do trabalho.

O sentimento de escravatura, os maus tratos, a perseguição, todo o tipo de assédio caracterizam o bullying laboral. Sim existe e é real.

BULLYING NO TRABALHO O bullying no trabalho tem consequências, quer físicas, emocionais, profissionais, familiares, financeiras (o despedimento), etc. "O burnout é uma síndroma de exaustão emocional, despersonalização e perda de realização pessoal." Maslach & Jackson

Insónias; dores de cabeça; mau humor; falta de apetite ou apetite em excesso; dificuldade de concentração; perda de amor próprio; crescente revolta (devido aos maus tratos); stress; angústia, depressão, esgotamento.

E o medo. O medo de sair desse emprego, de perder o sustento, o estatuto profissional. Esse medo é o "trunfo" que, infelizmente, muitas hierarquias têm "jogado" e colegas seus "abusado".

A PSICOTERAPIA ENFRENTA O BULLYING Deve recorrer à psicoterapia, a fim de conseguir estratégias pessoais e profissionais que lhe permitam tomar as decisões e passos certos.

Tal como numa relação, quando as coisas começam a correr menos bem, muitas pessoas consideram a terapia de casal para conseguir técnicas que "salvem" a relação. O colaborador também tem uma relação profissional com a entidade patronal. Só que essa relação envolve mais pessoas.

A sua relação laboral precisa de ajuda? Todas as pessoas sabem quando não estão bem, sentem.

A psicoterapia irá fortalecer o seu interior, estruturar a sua maneira de pensar, mostrar outros caminhos, refrescá-lo(a). Irá apresentar escapes para solucionar e, até, aprender a superar essas situações menos fáceis.

Lembre-se, só deve estar onde se sente bem. Procure ajuda.

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
e-mail
bottom of page