top of page

Está grávida? Parabéns!


OS FILHOS SÃO PARA AS MÃES ÂNCORAS DA SUA VIDA. Sófocles

A MÃE É A PRIMEIRA A SABER Uma gravidez surge, de diversas formas, algumas muito desejadas outras nem tanto. Umas com muitas condições, físicas, psíquicas, financeiras, outras nem por isso. Mas, haverá alguma mulher preparada para este papel tão vincado na sociedade? Da mulher espera-se, quase sempre, uma mãe. Assim que a mãe sabe, que já é mãe, os medos e incertezas surgem ou sempre estiveram lá? A verdade é que ninguém está preparada para tamanha missão, com ou sem condições. O amor que se desenrola, muitas vezes, após o nascimento e cresce gradualmente com o progresso do bebé é, talvez, a condição sem a qual não seria possível criar este ser humano.

A GRAVIDEZ SÃO 9 MESES?

A gravidez, muito caracterizada pela sociedade em "9 meses", nem sempre tem todos esses meses. Durante a gravidez podem surgir complicações. E, mesmo quando "corre" tudo bem algumas mulheres ficam ansiosas, entram em stress, sentindo-se cansadas e assustadas.

Uma nova vida requer preparação. A mãe tem, sensivelmente "9 meses" para se ajustar, adaptar. Mas, será que consegue? O apoio familiar, as amizades podem até contribuir para algum alívio da ansiedade.

Um curso de preparação para o parto ajuda a desmistificar e ultrapassar medos. Até porque, quando se trata de um primeiro filho(a) existe o medo do desconhecido. Quando se trata de uma segunda gravidez aparece o medo do conhecido. Note que o medo não irá ajudar no momento.

Naquele dia, independentemente de ser um parto natural, cesariana ou até cesariana com anestesia geral, a mãe precisa estar o máximo tranquila possível. Não é fácil, mas não é impossível. O curso prepara, ensina técnicas de relaxamento, aponta estratégias, em suma mostra à mãe que não está sozinha. No CREN este curso é maleável, adaptando-se às necessidades de cada mãe em específico. Trabalhando as suas reais necessidades. Quer seja uma gravidez dita "normal" ou de risco.

DICAS PARA AS MÃES DE 1ª, 2ª, 3ª OU 4ª VIAGEM A senhora ou jovem não está sozinha. No pior dos cenários, tem uma nova vida dentro de si. Inevitavelmente, com o mesmo ADN. Esse bebé é seu. Independentemente, do quadro clínico que lhe foi apresentado pelo seu GO (Ginecologista-Obstetra). Não é a única. Leve um dia de cada vez. Por vezes há coisas que fogem ao controlo das mães e dos GO's, mas o que realmente importa é amar, superar, não desistir. Chegará o dia em que a mãe também terá o retorno do amor, desse filho(a) que carrega ou até já carregou.

Mãe não se esqueça que amor gera amor. Paz gera paz.

O CREN pode ajudá-lo(a), na preparação pré parto, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page