top of page

A importância da Terapia Ocupacional no Neurodesenvolvimento do bebé e da criança



Sabia que, nos primeiros anos de vida da criança há muitas competências a serem adquiridas? E se este Neurodesenvolvimento não estivesse a decorrer de acordo com os padrões normais? Quais são os sinais a que devemos estar atentos? Vamos pensar em alguns exemplos.

Muitos destes marcos estão relacionados com os reflexos primitivos. Estes reflexos desempenham um papel no desenvolvimento, com o intuito de preparar a criança para o movimento contra a gravidade e posteriormente, de uma forma gradual, ao movimento voluntário através do processo de integração durante os primeiros meses de vida. Apenas quando o sistema nervoso central atinge a sua maturidade, a criança poderá fornecer respostas maduras ao longo do processo de desenvolvimento psicomotor. Caso haja algo a interferir neste processo, as crianças poderão demonstrar competências motoras pobres relativamente à idade cronológica. A não integração dos reflexos poderá interferir no desenvolvimento normal da criança e comprometer as suas experiências de aprendizagem e interação com o meio.

Outros marcos estão relacionados com a autonomia como por exemplo a mobilidade, desde o controlo da cabeça à marcha, assim como nas Atividades de Vida Diária (AVD’s) como o vestir e a higiene, por exemplo. Para além disto, também podem estar relacionados com o brincar desde a exploração de objetos ao brincar simbólico e em interação com os pares.

Contudo, se refletirmos bem sobre isto, como é que uma criança que não integrou os reflexos primitivos consegue fazer movimentos contra gravidade e, numa perspetiva mais complexa, brincar? Muito complexo, não é? Por esta razão é que o Neurodesenvolvimento é tão importante, tudo tem uma sequência lógica e é em função da mesma que o Terapeuta Ocupacional trabalha com a criança.

Mas então, o que é o Neurodesenvolvimento? O Neurodesenvolvimento pode ser definido como um processo progressivo de aquisição de competências psicomotoras e comportamentais que, ao longo do seu percurso, permitem ao bebé/criança vir a adquirir autonomia em função do meio onde vive.

E em que é que consiste este processo? Podemos decompor em quatro áreas fundamentais, que correspondem a atividades especificamente humanas: postura e motricidade global (postura ereta e marcha), visão e motricidade fina (visuomotricidade/coordenação óculo-manual/ visão-manipulação), audição e linguagem, comportamento e adaptação social (atividades da vida diária/autonomia, relações sociais, emoção e comportamento).

A Terapia Ocupacional, na área de pediatria, tem como missão promover funcionalidade, autonomia e independência! Mas como? Qual será a ocupação mais significativa na vida das crianças? O brincar! O brincar é essencial para o desenvolvimento da criança pois contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas, físicas, sociais e emocionais. Desta forma, a criança irá desenvolver as competências quer seja a nível cognitivo, sensório-motoras e/ou psicossociais com o intuito de permitir ou devolver autonomia no desempenho das suas ocupações.

Se queres saber mais sobre o Neurodesenvolvimento do bebé/criança, está atento(a) às próximas publicações!


Bibliografia

Gieysztor, E. Z., Choińska, A. M. & Paprocka-Borowicz, M. (2018). Persistence of primitive reflexes and associated motor problems in healthy preschool children. Archives of Medical Science, 14(1), 167–173.

Ginsburg, K. R. (2007). The importance of play in promoting healthy child development and maintaining strong parent-child bonds. https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/119/1/182.full.pdf . 09-03-21 20:10.

Oliveira, G. (2017). Neurodesenvolvimento e comportamento. https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/neurodesenvolvimento_e_comportamento . 09-03-21 09:29.

Pinto, M. (2009). Vigilância do desenvolvimento psicomotor e sinais de alarme. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 25(6), 677–687.

Sharma, A. & Cockerill, H. (2014). Mary Sheridan’s from birth to five years. Children’s developmental progress. (4th ed.). Routledge: New York.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page