top of page

Dificuldades de Aprendizagem



O que são as dificuldades de aprendizagem?



O termo dificuldades de aprendizagem refere-se não apenas a um único distúrbio mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho académico.


As dificuldades de aprendizagem são consideradas como o conjunto de problemas de aprendizagem que afeta a forma como a criança processa a informação, o que resulta em dificuldades na sua capacidade de falar, soletrar, escutar, escrever, ler, raciocinar, organizar informação ou realizar cálculos matemáticos, o que poderá refletir-se negativamente no seu desempenho escolar.


É importante considerar que as dificuldades de aprendizagem não são distúrbios emocionais, deficiências mentais ou sensoriais. Não são causadas pela falta de cuidados dos pais ou falta de oportunidades na educação. Estas crianças apresentam inteligência média ou até acima da média, o seu problema consiste na dificuldade em adquirir aptidões importantes para o seu desempenho escolar, em casa, na comunidade ou no trabalho. Estas dificuldades irão acompanhá-las durante toda a vida, no entanto é possível encontrar e adotar estratégias com o intuito de ultrapassar os desafios que vão surgindo no seu dia-a-dia.



As crianças ou jovens com dificuldades de aprendizagem apresentam, muitas vezes, algumas das seguintes características:


  • hiperatividade;

  • dificuldades de concentração;

  • problemas psicomotores;

  • instabilidade emocional;

  • problemas gerais de orientação;

  • impulsividade;

  • perturbações da memória ou raciocínio;

  • dificuldades na audição e na fala;

  • baixa tolerância à frustração.



Quais são os tipos de dificuldades de aprendizagem?


De modo geral, as dificuldades de aprendizagem abrangem um grupo diversificado de alterações manifestadas pela notável dificuldade na aquisição e uso da fala, do raciocínio lógico ou das habilidades matemáticas e da leitura e escrita. Pode, inclusivamente, interferir em processos como organização, planeamento do tempo, raciocínio abstrato, memória a curto e longo prazo e atenção.

A criança poderá apresentar dificuldades apenas numa área da aprendizagem, como por exemplo na leitura, na escrita, em cálculos matemáticos ou em várias áreas ao mesmo tempo. Estas dificuldades podem manifestar-se na pré-escola, durante o período de alfabetização ou até mais tarde.



As dificuldades de aprendizagem específicas observadas com mais frequência são:


Dislexia


A dislexia manifesta-se por uma dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. Ou seja, crianças ou jovens com dislexia apresentam dificuldades em distinguir e memorizar letras ou conjuntos de letras e problemas de ordenação, ritmo e estruturação das frases.

Quem sofre de dislexia apresenta um esforço acrescido para distinguir letras, formar palavras e compreender o seu significado, pois a associação entre o grafema (letra impressa) e o fonema (som da letra) encontra-se comprometida.

Pode-se pensar que os alunos que têm estas dificuldades são preguiçosos, pouco inteligentes ou imaturos, devido à lentidão na leitura oral ou em silêncio e às dificuldades de compreensão que apresentam. Os professores e educadores costumam ser os primeiros a suspeitar da presença desta dificuldade ao comparar o desempenho da criança com estas dificuldades com o dos colegas.

O aluno disléxico pode apresentar-se triste e deprimido pelo fato de não conseguir superar as suas dificuldades de aprendizagem, apesar de todo o seu esforço e empenho. A maioria das pessoas que apresenta esta dificuldade demonstra fraca motivação para realizar tarefas que envolvam competências de leitura e escrita, evitam atividades que exijam leitura em voz alta, ansiedade em momentos de avaliação e sentimentos de frustração e insegurança devido aos fracassos sucessivos.




Discalculia


A discalculia manifesta-se por uma dificuldade em compreender as operações com números e suas relações, depois de estas se terem desenvolvido e consolidado. Esta dificuldade pode manifestar-se ao nível da leitura, escrita e compreensão de números ou símbolos e compreensão de conceitos e regras matemáticas. Podem também estar associadas dificuldades em aprender a ver as horas e lidar com dinheiro.

A discalculia pode estar associada à dislexia.

Para o seu diagnóstico há que diferenciar uma criança que tem dificuldade em conceitos matemáticos ou uma perturbação específica da linguagem. As dificuldades na matemática podem resultar de vários fatores, como ensino inadequado, alteração na atenção ou ansiedade, logo para diagnosticar discalculia é necessário excluir estes fatores.



Disgrafia


A disgrafia é uma alteração funcional na componente motora do ato de escrever, que afeta a qualidade da escrita. Ocorre devido à dificuldade em recordar a grafia correta para um som ouvido ou elaborado mentalmente. Essas crianças ou jovens apresentam uma escrita muito lenta, ilegível, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.


Algumas características da escrita de uma pessoa com disgrafia:

  • forma incorreta de segurar o lápis e dificuldades na preensão;

  • letras e palavras desligadas ou sobrepostas e ilegíveis;

  • desorganização das formas das letras: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida;

  • traçado exageradamente grosso ou demasiadamente suave.



Disortografia


As crianças com disortografia apesar de apresentarem um funcionamento intelectual e uma leitura normativas, evidenciam um conjunto significativo de défices na capacidade para compor textos escritos, erros gramaticais ou de pontuação na elaboração de frases, organização pobre dos parágrafos e vários erros ortográficos. Ou seja, a disortografia pode definir-se como o conjunto de erros de escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia.

Apesar dos erros ortográficos fazerem parte do desenvolvimento da ortografia, na criança com disortografia, estes erros têm uma frequência maior e já não são esperados para a sua idade e nível escolar.

Tanto a disgrafia como a disortografia são dificuldades de aprendizagem ao nível da expressão escrita, no entanto a disgrafia envolve um problema funcional no ato motor da escrita (caligrafia irregular, dificuldades na motricidade fina, coordenação visuo-motora, entre outras) e a disortografia envolve a formulação e codificação da escrita.


É essencial a identificação precoce destas dificuldades e a procura do apoio de profissionais qualificados para, desta forma, prevenir e minimizar o insucesso e abandono escolar das crianças que apresentam estas dificuldades. Idealmente, o apoio deverá ter início antes da entrada no primeiro ciclo para que a criança possa adquirir os pré-requisitos essenciais para a aprendizagem da leitura e escrita.


O diagnóstico é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais – neurologista, psicólogo, terapeuta da fala - que avaliam as várias áreas da criança. Assim, é possível traçar um plano de intervenção para que a criança adquira estratégias para ultrapassar as dificuldades que sente e desta forma potenciar a sua aprendizagem.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page