top of page

7 dicas para ajudar o seu filho a gostar de ler



Num mundo repleto de estímulos – smartphones, televisão, computadores, consolas, etc…- onde a atenção e a concentração são bens cada vez mais escassos, a conquista do gosto pela leitura tornou-se num desafio cada vez maior.

Os livros têm um papel muito importante no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Além de potenciar a aquisição de conhecimentos e a criatividade, ajudam-nas a interpretar fatos, expressar ideias, estruturar opiniões e a encontrar soluções para os problemas.


7 dicas para ajudar a criança a gostar de ler:

  1. Iniciar o contato com os livros logo no primeiro ano de vida.

Apresente os livros e as histórias como um brinquedo especial. Se fizerem parte das suas brincadeiras, vão recorrer a esta atividade com mais frequência e prazer.

  1. Adequar os livros à idade e ao gosto das crianças.

Os livros que disponibiliza à criança devem ser adequados à sua etapa de desenvolvimento e também aos seus gostos e interesses pessoais. Os hábitos de leitura nunca devem ser vistos como uma imposição.

  1. Criar uma rotina de leitura em família.

Pode dedicar um momento em casa em que toda a família faz a mesma atividade: ler! Ver os adultos a ler com interesse e motivação incentiva a criança a fazê-lo da mesma forma.

  1. Fazer perguntas no final da leitura.

Abrir um pequeno debate após a leitura de um livro faz com que a criança interiorize mais os seus conteúdos e permite a reflexão e discussão.

  1. Possibilitar a troca de livros com os amigos

A influência dos pares é importante na criação de hábitos de leitura. Assim sendo, os pais podem incentivar a troca de livros entre os amigos, o que abre possibilidades para debates e trocas de ideias sobre os livros que leram.

  1. Não forçar a leitura de um livro

Mesmo que tenha sido a criança a escolher o livro não a force a terminar se ela não demonstrar interesse para o fazer. Pode perguntar qual o motivo do desinteresse pelo livro, o que lhe irá permitir debater uma opinião da criança relativamente ao livro, mas também direcionar e adequar algumas escolhas para futuros livros.

  1. Fazer da tecnologia uma aliada

Recorrer ao tablet para incentivar a leitura de livros pode ser uma opção viável quando as crianças não demonstram interesse pelas histórias em papel.

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page