top of page

Autismo

Mas afinal o que é o autismo?

Uma perspetiva pessoal


Quando penso em autismo, penso em um puzzle de mil e uma cores e feitios, de difícil resolução à espera de ser completado com muita paciência, compreensão, muita dedicação e, o mais importante, amor!

Ora bem, quando pensamos em autismo o que é que vemos? Vemos uma criança com determinadas características físicas? Vemos uma criança agitada a brincar? Vemos uma criança a brincar com um ramo que encontrou no jardim? Bem, na verdade… o autismo não tem cara! Não conseguimos perceber se uma criança tem autismo apenas com um olhar. Existem determinadas características e critérios para determinarmos se uma criança tem autismo. Vamos lá ver então o que é o autismo!

Atualmente, a designação mais técnica e correta é Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e caracteriza-se por défices persistentes na comunicação social e interação com os outros, assim como a utilização da comunicação não verbal durante a interação social. Para além disto, também é caracterizada por padrões de comportamento repetitivos ou estereotipias (como por exemplo o abanar das mãos repetidamente) em relação aos interesses e atividades da criança.

Muitas das vezes, as crianças com PEA apresentam dificuldades no contacto ocular com os outros, durante a comunicação e interação, para além do uso de expressões faciais e gestos. Para além disto, a criança poderá apresentar ainda dificuldades na compreensão das emoções dos outros, hiperatividade, agressão, automutilação e, comportamentos repetitivos como o balançar do corpo.

É ainda importante referir que, a PEA, tal como diz na sua designação, é um espetro onde duas crianças com o mesmo nível de severidade (leve, moderado ou severo) poderão apresentar características completamente diferentes. Tal como todos os outros diagnósticos, cada criança é uma criança - única.

Muitas vezes dizemos esta frase “O autismo é um mundo!” e é mesmo! As crianças com PEA, muitas das vezes, são incompreendidas e cabe-nos a nós entrar no mundo delas e, aos poucos e poucos, mostrar e trazê-las para o nosso mundo e realidade.


Referências bibliográficas

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5. (5ª ed.). Washington: American Psychiatric Publishing.

Murray-Slutsky, C. & Paris, B. (2014). Autism Interventions: Exploring the Spectrum of Autism. (2nd ed.). USA: Hammill Institute on Disabilities.

Park, H. R., Lee, J. M., Moon, H. E., Lee, D. S., Kim, B., Kim, J., Kim, D. G. & Paek, S. H. (2016). A Short Review on the Current Understanding of Autism Spectrum Disorders. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4766109/pdf/en-25-1.pdf . 31-03-21 17:08.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page