top of page

Treinar o pensamento positivo


O PENSAMENTO POSITIVO GERA ENERGIA POSITIVA QUE SE TRANSFORMA EM SAÚDE. Edigleide Rabelo

APRENDER A PENSAR POSITIVO Pensar negativo cansa mais do que imagina. Desgasta porque a mente pensa mais nos eventos negativos, do que nos positivos. Faz dormir mal. "Rouba" o sorriso. Faz sofrer mais. O cérebro está programado para evitar tudo o que cause dano. Razão pela qual a tristeza é a emoção que mais dura.

O negativismo despoleta a hormona do stress, o Cortisol (produz uma energia mais duradoura, o que prepara para a fuga ou para o combate). Despoleta igualmente a Adrenalina e a Noradrenalina (a energia multiplica-se, o ritmo cardíaco e respiratório acelera-se, a tonicidade muscular e a tensão arterial aumentam, as pupilas dilatam-se, etc).

Aprender a pensar positivo traz benefícios à saúde. É urgente educar as emoções para viver melhor e mais feliz, fazendo surgir as hormonas benéficas, como a Dopamina e a Serotonina, que fazem o humor melhorar.

ESTRATÉGIAS PARA EMOÇÕES POSITIVAS Existem uns treinos que permitem educar o cérebro, por exemplo: ser mais agradecido(a). Todos os dias tente pensar num motivo que o deixe agradecido(a).

Evite a atitude derrotista. O cérebro memoriza como se reage perante as situações e depois replica as emoções, face às circunstâncias. Aprenda a encarar o obstáculo como uma oportunidade. Por exemplo, não conseguiu um determinado objetivo, tente ver o lado bom e não só o mau, procure estratégias, por exemplo: estude mais se isso permitir alcançar o que tanto deseja.

É um treino cognitivo diário trocar os maus pensamentos pelos bons.

O POTE DA FELICIDADE, POR ELSA PUNSET Uma atividade que pode realizar individualmente ou em família, arranje um frasco transparente, onde todas as noites, deve colocar uma frase que indique algo positivo que ocorreu nesse dia. Caso faça em família, cada membro da família deve usar uma cor de caneta diferente.

Escreva aquele momento que lhe deixou um sorriso rasgado ou aquele jantar apetitoso que comeu/conseguiu confecionar. Aquela tarefa que, finalmente completou ou o tempo que conseguiu brincar com o seu filho(a), naquele dia. O propósito é escrever os pequenos detalhes da vida, que se tende a esquecer, mas são, talvez, os mais importantes.

Este exercício irá contrariar o pensamento, principalmente à noite, quando se faz o balanço do dia, quando se lembra daquela discussão, trânsito, chuvada que apanhou, etc. Esta estratégia deve ser praticada, pelo menos, durante seis meses. Permite refletir sobre as coisas boas. Permite desenvolver bons hábitos que ajudam a enfrentar problemas, levando a uma atitude mais pró-ativa. Permite-lhe ser mais agradecido(a).

Após seis meses abra o frasco e leia aleatoriamente. E faça o balanço positivo. Porque, apesar das "nuvens negras" o Sol está sempre a brilhar.

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page