top of page

Eles superaram a paralisia cerebral


A NOSSA MAIOR GLÓRIA NÃO RESIDE NO FACTO DE NUNCA CAIRMOS, MAS SIM EM LEVANTARMOS SEMPRE DEPOIS DE CADA QUEDA. Confúcio

COMPREENDER A PARALISIA CEREBRAL

Porquê escrever sobre a Paralisia Cerebral outra vez com o intuito de a qualificar? Os pais, cuidadores, e principais envolvidos já sentem na pele os efeitos da mesma, todos os dias.

"Uma perturbação não progressiva do movimento e da postura, devido a lesão cerebral ocorrida num período precoce do desenvolvimento do cérebro. (...) A Criança pode ter inteligência normal ou até acima do normal, mas também pode ter atraso intelectual (devido às lesões cerebrais)." Sociedade Portuguesa de Neuropediatria

Neste artigo queremos dar a conhecer os heróis da Paralisia Cerebral. Duas histórias e vários links de verdadeiros heróis.

"Os heróis são aqueles que tornam magnífica uma vida que já não podem suportar." Jean Giraudoux

O JOVEM COM PARALISIA CEREBRAL QUE HOJE É TRIATLETA Nasceu prematuro, seis meses e meio, com Paralisia cerebral, triplegia (as duas pernas e o braço esquerdo são afetados). O quadro clínico apresentado aos pais era crítico: o menino não ia andar, não ia falar e iria precisar de ajuda para tudo, para sempre.

O menino cresceu, numa infância feliz, mas numa juventude "quase roubada". Chega à adolescência e relata: Tive uma infância incrível, mas dos 15 aos 17 anos não me amava e não me aceitava. "Eu via os meus amigos com namoradinhas e não me sentia capaz de conseguir aquilo, já me sentia rejeitado antes mesmo de me aproximar."

A muita fisioterapia e o desporto tiveram um papel crucial na vida deste jovem, mas primeiro ele teve que "vencer-se", vencer o "não posso"; "não consigo"; "não é para mim" e acreditar no impossível, conseguindo vencer o estigma da sociedade.

"O jovem caiu bastante, mas seguia em frente. Chegou a concluir provas de 10km em uma hora e 28 minutos. Depois aprendeu a pedalar. Só faltava nadar."

O MENINO QUE DESAFIOU A PARALISIA CEREBRAL

A história emocionante do menino que começou a desenhar aos dois anos de idade. A sua paixão pela leitura e escrita. A criação das suas próprias histórias. Bem resolvido o menino disse: "Pai, esta é a minha vida. Eu sou isto e quero partilhar sim."

O desenvolvimento foi maior, do que o esperado. Apesar das dificuldades o menino estava focado e atento. Comunicava muito bem, já praticou judo, natação, tocou violino adaptado, piano, jogou futebol, fez aula de circo, culinária.

O sonho do menino é ser Médico ou até mesmo Astronauta! A força interior que o move impulsiona-o e ajuda-o a alcançar impossíveis. O poder de acreditar.

A mãe relata: "ele ensinou-me a ser mais gentil, a não parar no primeiro obstáculo, a não desistir. Terminei a minha graduação por causa dele, passei num concurso pelo mesmo motivo. Ele é uma inspiração para a família, amigos, para todos. É um menino incrível, a minha vida."

O CREN pode ajudá-lo(a), independentemente da sua situação, fale connosco:

e: geral@cren.pt s: www.cren.pt t: 211 318 568 / 912 300 865 f: https://www.facebook.com/CRENeurologico/

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page